Vinhos Naturais – Novo Regulamento?

Finalmente os produtores de Vinho Natural começam a trabalhar juntos, e criam regras comuns!

Christine Cogez Marzani da Vini di Vignaioli, Gabriele da Prato da associação Vi.Te – Vignaioli e territori (organizador ViViT) e Emilio Falcione da associação V.A.N. (Vignaioli Naturali Artigiani) se encontraram e decidiram compartilhar informações e formas operativas de ação.

Na falta de um regulamento oficial relativo ao Vinho Natural, as feiras do setor se tornam, cada vez mais, a única certificação e a possibilidade de entrar nesse mercado tão restrito. Isso enche de responsabilidade os organizadores das Feiras de Vinho Natural e as suas associações, em relação aos consumidores, que confiam neles.

Por isso ficou decidido:

  • Padronizar as fichas de auto certificação com as quais os produtores descrevem o seu trabalho nos vinhedos e na vinícola, tornando-as de imediato mais fáceis de serem comparadas;
  • Analisar, dentro de um ano, pelo menos uma amostra de vinho por vinícola, para determinar a quantidade de enxofre total e eventuais resíduos de pesticidas (multi residuais);
  • Padronizar o processo de seleção dos viticultores;

vn2

O objetivo é o de garantir aos frequentadores das feiras do setor de vinho natural (Vini di Vignaioli, ViViT, VAN), exclusivamente, a degustação de VINHOS NATURAIS.

A colaboração entre os entes supra citados, não acaba aqui: eles estão trabalhando juntos para fazer uma prévia de um regulamento europeu sobre os Vinhos Naturais.

A próxima reunião está marcada para o dia 28 de novembro, no Parlamento Europeu de Bruxelas, onde foi organizado junto com o parlamentar Curzio Maltese, um evento público para discutir e apresentar a proposta deles.

Fontes: Doctor Wine, Giornale Vino Cibo (foto), Vinibee (foto), Société des Arts Technologiques (foto)

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s