World Wine Town – a resposta italiana à Cité du Vin, de Bordeaux

Na cidade de Castagneto Carducci, Toscana – terra dos vinhos Bolgheri DOC, dos maravilhosos vinhos Sassicaia, Ornellaia, Grattamacco, Piastraia e tantos outros – o empresário e designer Franco Malenotti, junto com Gaddo Della Gherardesca e com Dante Ferretti (três vezes premiado com o Oscar), acabaram de realizar um grande projeto: criaram a World Wine Town, uma resposta italiana à Cité du Vin, de Bordeaux.

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O Museu Sensorial e de Multimídia do Vinho era o que faltava para completar essa joia da cultura enogastronômica italiana, que entra no circuito do turismo enogastronômico internacional. Já está previsto um notável aumento do fluxo turístico na Europa para os próximos anos, proveniente das novas grandes economia, lugar de crescimentos das novas classes médias. Se trata de um turismo que vai oferecer qualidade baseada na história, na cultura, na comida e no vinho. Esse é um setor onde os grandes produtos vinícolas e a tradição enogastronômica mostram o que tem de melhor no território de Bolgheri, na costa da Toscana.

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A World Wine Town está destinada a disputar com investimentos análogos na China, nos Estados e na França, mas quer construir uma rede de contatos com outras cidades italianas do vinho, como a House of Chianti Classico, em Radda in Chianti, a Wimu, em Barolo e a Venice Wine Town, onde os trabalhos começaram agora, para direcionar e acompanhar essa nova área turística que está surgindo. A World Wine Town está  numa antiga fazenda, chamada Casone Ugolino, que pertenceu à família Gherardesca. Ela foi restaurada, oferece hospedagem e restaurantes, e busca valorizar os produtos e as tradições do território.

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O “Museum” (Museu Sensorial e de Multimídia do Vinho) será uma inesquecível experiência sensorial, que deve ser vivida totalmente, através de um percurso emocional pela história: desde os etruscos até os romanos, da idade média – passando pelo século dezoito – até chegar nos dias atuais. Tudo sendo conduzido pelo professor Attilio Scienza. A realidade contemporânea vai ser contada pessoalmente e diretamente por um sistema holográfico, uma prévia tecnológica, feita pelos protagonistas da história e do mundo do vinho, que fazem parte de importantes famílias, como os Della Gherardesca, os Antinori, Niccolò Incisa, da vinícola Rocchetta, além de outros empresários visionários, que acreditaram no vinho italiano e o souberam levar para o mundo todo.

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Fonte: Beverfood

 

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